Como manter a organização do estoque em dia

Publicado em às 11h02

O estoque é o ponto central para manter o seu negócio funcionando a todo vapor. Sem uma organização cuidadosa, você pode passar por problemas como atraso, falta de produtos para os clientes e até mesmo uma queda no caixa ao final do mês. Isso quer dizer que muito mais que manter a vitrine bem produzida, você deve se atentar ao gerenciamento básico de suas peças. E você pode fazer isso tanto fisicamente quanto digitalmente.

Ao final do processo, você vai ver as operações fluindo de forma mais natural. E, consequentemente, terá um melhor número de vendas. Confira nossas dicas de como manter a organização do estoque em dia e prepare-se para colocar mais essa tarefa em prática.

Vamos lá?

 

Avalie as demandas

Confira quais itens do seu negócio são mais vendidos. Eles devem ficar no ponto mais acessível para facilitar o trabalho dos seus funcionários. Vale apontar que, claro, também devem ser repostos com mais frequência.

 

Segmente os produtos

Você pode separar as mercadorias de diversas formas, desde cores e tamanhos até número de saída diário. Encontre a melhor forma para o seu estoque e veja como o tempo e a energia da equipe serão poupados.

 

Deixe tudo bem mapeado

Tenha um guia para encontrar todas as coisas dentro do estoque. Faça seções de acordo com o tipo de cada peça, como tops, calças ou vestidos, e faça questão de rotular todas elas.

 

Conte com programas de gerenciamento

Hoje é possível trabalhar com uma grande variedade de programas e softwares que podem facilitar o processo de estocagem. Seja com códigos de barras ou tabelas estruturadas, é possível dar baixa no produto assim que ele sai da loja. Isso vai facilitar tanto para fechar o caixa no final do mês quanto para avaliar quais produtos precisam ser solicitados novamente ao fornecedor.

 

Separe uma área para receber novas mercadorias

Faça questão de ter um ambiente exclusivo para receber os novos produtos. Ao evitar que eles já cheguem na área do depósito, você facilita o processo de classificar, separar e rotular cada peça antes delas chegarem ao estoque.

 

Mantenha a equipe treinada

É importante manter todos os funcionários a par do funcionamento de chegada, separação e estocagem do produto, bem como as maneiras de dar baixa e conferir o que falta no estoque. Com pequenas reuniões e cursos básicos você pode fazer sua equipe trabalhar de forma ainda mais eficiente.

 

Lembre-se da limpeza

A limpeza é um passo essencial para manter a ordem da casa. Por isso, tenha períodos pré-estabelecidos para remover tudo das prateleiras e fazer uma higienização geral. Além disso, aproveite o tempo para colocar possíveis itens fora do lugar e avaliar o que já pode ser reabastecido.

 

Deixe os processos bem definidos

Uma boa forma de evitar conflitos é desenhar de forma clara o processo de funcionamento do negócio para todos os envolvidos. Por exemplo: assim que os produtos chegam, devem ser separados e rotulados, em sequência devem ir para cada seção do estoque e, assim que vendidos, devem ter a baixa dada no sistema.

 

Faça uma previsão dos novos pedidos

Com todo o controle de entrada e saída, será mais fácil fazer uma previsão de quais produtos devem ser repostos e quais aqueles que ainda estão em boa quantidade. Essa é a melhor forma de evitar que a loja fique sem peças requisitadas ou mesmo que fique com estoque parado por muito tempo.

 

Curtiu todas as dicas? Com esse planejamento, esse passo a passo pode alavancar ainda mais suas vendas e sua satisfação profissional. E lembre-se: o Mega Moda Park está sempre à disposição para te ajudar nessa jornada de se tornar um atacadista de sucesso.